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Business Intelligence é um dos conjuntos de processos mais utilizados pelo setor estratégico das empresas para conseguir gerir o negócio de maneira assertiva, permitindo à entidade jurídica alcançar resultados cada vez mais positivos.
Quando se trabalha utilizando esse recurso, é possível obter diversas informações relevantes sobre a realidade do negócio e seu público, facilitando a criação de estratégias eficientes para ampliar a marca.
Quer saber mais a respeito desse recurso, como usá-lo e de que maneira você pode trazê-lo para sua empresa? Então, continue acompanhando o artigo e boa leitura!
O que é Business Intelligence
Business Intelligence, ou BI para simplificar, são práticas que visam proporcionar dados e informações relevantes para a gestão eficiente da empresa. Nele, engloba-se processos que vão desde a coleta e organização de dados sobre determinados assuntos até a sua análise e disseminação.
O BI pode ser chamado de Inteligência de Negócios ou Inteligência Empresarial, vindo da tradução literal do termo.
Nessa era em que vivemos, onde a quantidade de informação disponível cresce exponencialmente, o maior desafio para empresas que querem se manter relevantes no mercado é não se perderem diante do caos informacional.
São diversos dados para se avaliar e levar em consideração, e sem a prática, ferramenta e recursos necessários, fica difícil sequer saber por onde começar. E é exatamente para isso que surgiu essa solução – o BI.
Para que serve essas práticas?
A Inteligência de Negócios exerce a função de gerar informações reais e concretas para a empresa, as quais serão utilizadas para as tomadas de decisão do negócio.
Se uma propaganda será feita de uma tal forma, se a abordagem será X ou Y e metas, deve-se investir agora ou esperar mais um pouco. Entre outros, esses são alguns casos onde o BI faz toda a diferença na hora de tomar determinada decisão.
Ele não será capaz de lhe responder se este é um momento adequado ou não. Caberá ao empreendedor ou ao setor responsável da associação decidir o que fazer com as informações levantadas. Afinal, o propósito principal do BI é que você se baseie nas informações geradas e as utilize como insights e pontos de partida para aprimorar diferentes aspectos da sua empresa.
A história do Business Intelligence
A Inteligência Empresarial teve seu primeiro destaque em 1958, com a publicação de um artigo do cientista da computação da IBM, Hans Peter Luhn.
Denominado “A Business Intelligence System”, a publicação fazia menção a um sistema automático que estava em desenvolvimento. Seu objetivo era distribuir informações úteis para diferentes seções das empresas, sendo elas científicas, industriais ou mesmo governamentais.
A ideia descrita no artigo ressaltava que o sistema de inteligência utilizaria máquinas para processar os dados levantados a fim de criar “perfis de interesse para os pontos de ação da organização”.
Segundo o autor, todo esse processo de retirada e análise de dados era realizado automaticamente, o que permitiria entregar informações em uma janela de tempo curta e de maneira eficiente.
O funcionamento do BI
O BI é um conjunto de processos que têm como foco encontrar a informação certa e entregar a quem possa trabalhar adequadamente com ela.
Para que esse objetivo seja alcançado, o ideal é alinhar 4 vertentes, que são:
- a coleta de dados da sua associação;
- a organização e a maneira que os dados obtidos são analisados;
- como a utilização desses dados deve ser feita;
- a mensuração dos resultados obtidos a partir deles.
Para entender melhor cada processo, abaixo você pode conferir mais a respeito!
A coleta de dados da sua empresa
Todos os dias, seu negócio gera milhares de dados, correto?
Sejam esses dados sensíveis, não sensíveis ou de outras origens, muita informação pode ser extraída e obtida por meio deles. Por esse motivo, o passo inicial do business intelligence é a coleta de dados.
Caso utilize um CRM na sua associação, essa ferramenta será essencial para fazer tal coleta.
Se ainda não possui um, não tem problema. Faça o levantamento das informações por meio de planilhas, pegando tudo que contém detalhes relevantes sobre a realidade do negócio.
A organização e a análise dos dados coletados
Agora que a coleta foi feita com sucesso, o próximo passo é organizar e analisar o que foi coletado. Nessa etapa é feita a filtragem do que é útil, separando aquilo que não lhe serve e sendo levantado apenas as informações mais relevantes.
Essa é uma curta, mas crucial, visto que economiza muito tempo. Geralmente, esse é o ponto onde a maioria das empresas que trabalham com BI buscam otimizar.
A utilização dos dados convertidos em informações
A partir de agora, os dados não podem mais ser referidos dessa maneira. Nessa etapa, eles são informações sólidas, que podem ser utilizadas como base para que as decisões sejam tomadas.
Você pode, por exemplo, obter insights que podem reduzir o custo com aquisições de clientes, otimizar as conversões, melhorar o atendimento ao cliente, aumentar taxas de fidelização, trabalhar estratégias de marketing digital, entre outros.
Ou seja, é nessa etapa onde será tomada a decisão de qual ação a empresa deverá realizar.
A mensuração dos resultados obtidos
Essa é a etapa mais longa do BI, onde é feita uma avaliação para saber se a decisão que foi tomada realmente foi efetiva.
Essa etapa demora porque ocorre logo após a implementação das estratégias traçadas. Alguns resultados podem demorar meses para apresentarem informações de retorno relevantes. Tudo depende de quais alterações foram feitas.
O BI não se limita exclusivamente ao uso de dados. Ele engloba todo o processo das decisões e suas consequências.
Nessa etapa final, serão avaliadas as metas e o objetivo com as mudanças que foram alcançadas, quanto tempo demorou para gerar resultados positivos, se há a necessidade de implementar mais mudanças, etc.
Benefícios do Business Intelligence para a sua empresa
Trabalhar tendo como base informações reais sobre a empresa tende a ser um grande diferencial para os diversos setores diferentes que existem em seu negócio.
Um exemplo claro está no estudo do comportamento do seu cliente. Estudar seu lead pode levar à entrega de soluções e serviços mais eficientes que sejam condizentes com sua realidade e dores.
Mas os benefícios que o business intelligence oferece para a sua empresa não param por aqui. Com a implementação dessa métrica, você conseguirá:
- descobrir novas e únicas oportunidades de negócio;
- gerar insights para aprimoramento de processos;
- ajudar na identificação de pontos que estão gerando gastos além do planejado;
- contribuir para que a sua associação se adeque mais rapidamente às mudanças do mercado;
- melhorar a percepção que se possui de clientes e até mesmo de seus fornecedores, desenvolvendo relacionamentos mais estreitos.
Como aplicar o BI na sua empresa
Existem três passos que é preciso seguir para aplicar a Inteligência de Negócios em sua empresa. Essas etapas precisam ser feitas de maneira correta para que se possa aproveitar todos os benefícios das práticas.
Confira alguns procedimentos necessários para implementar o BI com sucesso!
1° – Obtenha dados confiáveis e de qualidade
Para que a Inteligência Empresarial seja efetiva no seu planejamento e execução, ela precisa contar com dados de qualidade que possam ser transformados em informação de fácil interpretação e acessibilidade.
Portanto, avalie de onde vem os dados que são obtidos pela sua associação. Por mais que exista a “filtragem”, qualquer conhecimento que não seja relevante vai atrapalhar a tomada de decisões.
2° – Tenha uma visão clara dos objetivos
Os analistas que são responsáveis pela estratégia de BI dentro de uma entidade jurídica devem possuir uma visão clara dos objetivos para que a análise feita seja bem executada.
Eles precisam levar em consideração quais metas e etapas a empresa terá que enfrentar até alcançar seus objetivos, além de fazerem projeções reais para averiguar se há recursos disponíveis para alcançá-los.
Como a ferramenta de BI tem acesso total às informações internas e externas de um negócio, é possível fazer uma “análise 360°” do negócio, contemplando todas as suas áreas, pontos fortes e pontos fracos.
3° – Faça mudanças de acordo com a meta do negócio
Quando chegar na etapa de decisão, tenha em mente que já é preciso ter analisado as informações de maneira precisa e profunda.
Por meio de uma análise detalhada de atividades e informações internas é possível direcionar as metas para que sejam atingidas de maneira real, dentro das suas possibilidades.
Caso precise tomar riscos, faça as contas e pondere todas as vantagens e desvantagens que a situação irá levantar para a sua associação.
Pondere todas as vertentes, buscando sempre garantir resultados positivos de suas estratégias.
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Como pode ver, o business intelligence oferece diversos pontos positivos para a sua empresa. Ele é um dos recursos estratégicos mais importantes da atualidade para quem deseja alavancar seu negócio.
Ter acesso a recursos como os dados levantados no BI é essencial para traçar estratégias que possibilitam maior visibilidade para o seu negócio, principalmente na internet.
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